Translate

"Mulheres como... Nós!!!"

A Queda do Véu, de Maura Sarmento Fernandes

Em mim, quase desde sempre, houve uma pretensa ambição de procurar nos livros físicos alguma sabedoria que, porventura, tivesse sido rompida na escola instituição, ou não fosse eu uma acérrima leitora de compêndios que adaptam-se, com facilidade, aos meus interesses. Depois de anos, presa a todo o tipo de livro que não o de poesia, literatura essa que, desde os meus 9 anos de idade abunda pelas minhas opções de escrita, finalmente, enveredei pelas lides poéticas também na leitura. 
2018, ano da descoberta, desencadeou o processo e revelou-se, a nível pessoal como o ano da poesia. Depois de alguns livros lidos de autores locais que muito estimo, com conteúdos aprazíveis, ora pela qualidade poética ora pelo vínculo pessoal, eis que em 2019, já no seu desfecho, descubro também nas plataformas digitais uma autora a que não consegui ficar indiferente. 
Maura Sarmento Fernandes, poetisa Mariense a residir na ilha de São Miguel, Açores, arquipélago que também meu, tem dado largos passos na arte da Poesia e é berço de poetas de renome, como Natália Correia e Vitorino Nemésio. 
Maura Sarmento Fernandes que na infância, também, ganha o gosto pela escrita, edita e apresenta ao seu público o primeiro livro, em maio de 2019. A Queda do Véu, cai na minha prateleira preferida como uma luva, uma lufada de ar fresco ou uma chamada de atenção. -Tenho textos na gaveta que nunca viram a luz do dia! Viver numa ilha delimita! No fundo, o meu estigma é contra a mentalidade fechada de quem lê poesia. - A ousadia, a sensualidade o semi-erotismo e a frontalidade são exponentes máximos neste livro onde a linguagem é simples e acessível.
Livro sem prólogo, sem índice, de títulos sublinhados, excesso de reticências, biografia demasiado sintetizada e pormenores que a autora achou desnecessários por ser desprendida de regras e protocolos literários, debruça-se, unicamente, sobre a partilha dos seus "escritos",  como vulga.  
Da queda do véu, destaco Mulheres como... nós!!! Entre tantos que eu, como leitora e mulher, degustei e fiquei saciada. 

"Ser doce em tudo o que tocas"

"Viva o açúcar do coração!"

Entrei, li... 
li as minhas histórias, a minha vida, identifiquei-me... Fechei o livro e desejei que o meu véu também caisse. Obrigada Maura Sarmento Fernandes!

Vallda

Sem comentários:

Enviar um comentário